terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS

Dilma é vaiada ao falar 'portador de deficiência' durante conferência

 Depois, presidente corrigiu e disse 'pessoas com deficiência' e foi aplaudida.Dilma também ouviu protestos do Fórum Nacional de Educação Inclusiva.

 

 A presidente Dilma Rousseff se desculpa ao ser vaiada por chamar pessoas com deficiência de 'portadores', durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília. Depois, presidente corrigiu e disse 'pessoas com deficiência'. (Foto: Pedro Ladeira/Frame/Folhapress) 

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada nesta terça (4) ao chamar pessoas com deficiência de “portadores de deficiência" durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
Dilma falava sobre duas visitas recentes que fez à Rede Sarah de hospitais de reabilitação, uma em Brasília, há duas semanas, e outra em São Luís (MA), nesta segunda-feira (3). Ela afirmava que a fisioterapia torna o processo de recuperação menos doloroso e destacava o uso de alta tecnologia no tratamento quando chamou as pessoas com deficiência de “portadores”.

“Eu fiquei muito impressionada como a tecnologia pode nos ajudar a dar condições melhores de vida, melhores oportunidades para portadores de deficiência”, momento em que foi vaiada pela plateia. “Desculpa, pessoas com deficiência. Entendo vocês porque portador não é muito humano, não é? Pessoa é”, disse a presidente, sendo aplaudida em seguida.

 Dilma é vaiada ao falar 'portador de deficiência' (Foto: Priscila Mendes, do G1 em Brasília)
Durante seu discurso, Dilma ouviu protestos do Fórum Nacional de Educação Inclusiva. “Dilma, cadê você? Educação inclusiva para valer”, gritaram alguns integrantes do fórum que carregavam uma faixa com a frase: “Educação inclusiva é respeito à Constituição”.

A presidente respondeu: “Nós somos a favor de educação inclusiva para valer. Somos também a favor das instituições especiais. Uma coisa não exclui a outra”. Nesse momento, a plateia a aplaudiu bastante e entoou: “Olê, olé, olé, olá. Dilma, Dilma”.

A presidente afirmou que seu governo procura promover a efetiva participação da sociedade nas discussões. “A participação popular é para isso. É para conferir se está tudo nos conformes”.

Dilma afirmou ainda que “um país que na dá oportunidades iguais a pessoas com deficiência não é um país nem civilizado nem desenvolvido”.

Fonte:g1.globo.com/politica.
























Tufão Bopha causa mais de 40 mortes nas Filipinas, diz TV local

 Mais de 50 mil filipinos tiveram que deixar suas casas nesta terça. Tufão tocou a terra na ilha de Mindanao, sul do país, durante o amanhecer

 

O tufão Bopha provocou a morte de 43 pessoas em uma cidade das Filipinas, informou o canal de televisão "ABS-CBN".
"Contei 43 mortos", afirmou ao canal uma jornalista presente em New Bataan, na ilha de Mindanao, sul do país. As autoridades, que ainda não confirmaram o balanço, haviam anunciado oito mortes na passagem do tufão. 

Imagem divulgada pela Nasa nesta terça-feira (40 mostra o tufão Bopha no domingo (2) (Foto: AP)
A tempestade, a mais forte a atingir o país neste ano, obrigou mais de 50 mil pessoas a deixar suas casas e procurar refúgio em abrigos de emergência.
A grande maioria dos retirados vive nas províncias mais orientais de Mindanao, como Surigao do Norte e do Sul, Agusan do Norte, Lanao do Norte e Misamis Oriental.
As aulas foram suspensas na região e cerca de 80 voos precisaram ser cancelados em todo o país. Além disso, a guarda litorânea interrompeu o serviço de embarcações.
Segundo a Defesa Civil, já há quedas de energia em zonas de Surigao do Norte, do Sul e Agusan do Norte, enquanto os habitantes das povoações litorâneas e montanhosas foram advertidos do risco de inundações e deslizamentos de terra.

Moradores tentam recuperar seus pertences em casa destruída pelo tufão ‘Bopha’ nesta terça-feira (4) em Cagayan (Foto: Reuters/Stringer)
Fonte: G1.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário