sexta-feira, 12 de abril de 2013

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Desapropriações atrasam projeto


Entrega do metrô do município depende de12 processos na Justiça, que tramitam no Fórum de Sobral
Sobral Sem data de inauguração prevista, o metrô de Sobral já se encontra com quase 100% das obras conclusas. Com funcionamento parcial previsto para o fim de maio ou começo de junho, a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) ressalta que esta é apenas uma previsão, sem nenhuma confirmação oficial. 

Na Avenida John Sanford, a linha do metrô passa bem próxima à entrada das residências. O projeto ainda é alvo de questionamentos FOTO: JESSYCA RODRIGUES

Segundo o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do órgão, Edilson Aragão, atualmente, 12 processos de desapropriação tramitam no Fórum de Sobral, atrasando a entrega das obras. Após a decisão judicial, a finalização da obra será rápida.

O projeto é dividido em duas linhas, a Linha Norte, que liga Grendene até a Cohab III, que ainda possui um processo de desapropriação. Nas proximidades da Estação Coração de Jesus já houve negociação. O segundo conjunto de imóveis atingido é na esquina da Avenida Jonh Sanford com a Avenida Pericentral e envolve oito casas.

Estação extra
O sistema contava inicialmente com 11 estações, mas a comunidade da Vila Recanto conseguiu junto ao governador uma nova estação. A linha do metrô irá funcionar integrada com o sistema rodoviário, que é de responsabilidade do município. Mesmo com todos os cuidados tomados, o metrô continua provocando mudanças no cotidiano da população. A mais recente foi a interdição da rotatória da Boulevard do Arco, na Avenida Doutor Guarany, no último fim de semana.

As ruas ficaram fechadas das 6h às 18h. A interdição foi realizada em duas etapas e era necessária para a elevação dos trilhos da Linha Sul, que liga o bairro Sumaré à Cohab II.

Na Avenida John Sanford, uma mureta de 40cm foi erguida no meio-fio do trilho a fim de impedir a passagem irregular de automóveis pela linha. Em alguns pontos, como em frente ao Posto de Saúde da Família do Junco, a travessia na avenida se tornou difícil para os pedestres.

Quem deseja atravessar a rua para chegar ao posto deve andar pelo menos três quarteirões rumo ao Hospital Regional Norte, onde há uma faixa para pedestres, ou cinco quarteirões no sentido contrário, onde se encontra a outra faixa. A avenida é apontada hoje como o local mais afetado pela implantação do transporte. Agora, ela conta apenas com dois retornos. Além disso, no trecho em que o tráfego é de mão única, a linha do metrô foi implantada ao lado de calçadas e garagens, causando transtornos a moradores e comerciantes.

Os moradores já têm receio de se manifestar temendo represálias. O líder do movimento contra o metrô no local explica que o medo de perseguição política se deu principalmente depois das eleições, e prefere não se identificar. Outro trecho que vem sendo criticado pelos pedestres, em sua maioria estudantes, é o que liga as estações da Boulevard do Arco até a Coração de Jesus, que não possui nenhuma faixa de pedestres em sua extensão.

De acordo com a assessoria, a medida da mureta visa a sinalização, a segurança e o isolamento dos trilhos, de forma que carros, motos e outros equipamentos não possam atravessá-los como se fossem uma passagem de nível, o que pode ocasionar acidentes. A Metrofor ressalta ainda que os motoristas devem diminuir a velocidade ao entrarem nas ruas por onde passa o metrô, para evitarem derrapagens.

Ramais
O sistema implantado em Sobral é composto por dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Eles formam dois "U" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Este ramal irá compartilhar a linha de cargas que, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística.

O segundo ramal está sendo implantado ligando Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender ao bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Ele deve transportar 5.000 pessoas por dia em cinco composições.

Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. Para tanto, terá dois ramais e 11 estações. Os investimentos para a implantação do metrô de Sobral foram estendidos no decorrer desse tempo. O valor inicial era de R$ 43 milhões, mais R$ 20 milhões de material rodante, com os ajustes naturais e reajustes, o montante ficou em torno de R$ 70 milhões.

Custo
70 milhões de reais é o investimento total previsto para finalizar o metrô de Sobral. Serão 64 viagens em 12,1 quilômetros de ferrovias ligando vários bairros da cidade.

Mais Informações
Metrofor
Rua 24 de maio, nº 60, Centro, Fortaleza
Telefone: (85) 3101.7100
Fax: (85) 3101.4744
via:Diário do Nordeste
JESSYCA RODRIGUESCOLABORADORA

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