segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS

Papa aprova mudanças para adiantar Conclave, diz Vaticano

Data do início da votação ainda não foi divulgada.
Legislação original prevê prazo mínimo de 15 dias para início.

 

O Papa Bento XVI aprovou as mudanças necessárias na legislação da Igreja Católica para permitir que os cardeais iniciem o Conclave que irá eleger seu sucessor antes do prazo originalmente estipulado, de 15 dias após o ínicio da Sé Vacante, período que começa com a morte ou renúncia de um pontífice, informou o Vaticano nesta segunda-feira (25).
Segundo a Santa Sé, o Papa aprovou um “Motu Proprio” (um documento papal) que introduz algumas modificações sobre o processo de desenvolvimento do próximo Conclave. Bento XVI deixa o comando da Igreja Católica oficialmente às 20h (no horário de Roma; 16h em Brasília) desta quinta-feira (28). Na quarta-feira (27), ele realiza uma audiência geral na Praça São Pedro, na qual são esperadas milhares de pessoas.

Com o decreto, foi concedida aos cardeais a possibilidade de antecipar o início do conclave caso todos estejam presentes no Vaticano. Permanece a possibilidade de adiar o início da votação por até 20 dias após o início da Sé Vacante, caso seja necessário para a chegada dos cardeais.
Para eleger o novo Papa continuará sendo necessário que um dos nomes tenha pelo menos dois terços dos votos.
Deste modo, o Conclave poderá ser iniciado agora antes do dia 15 de março.
O Papa alemão surpreendeu a Igreja e o mundo ao anunciar, em 11 de fevereiro, que iria deixar o cargo no fim do mês, por conta de sua saúde frágil.
As regras atuais do Conclave -encontro em que os cardeais, secretamente, escolhem o novo Papa- foram estabelecidas em 1996 por João Paulo II, antecessor de Bento XVI.
O Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI, segundo a Constituição Apostólica, deve começar "entre um mínimo de 15 dias e um máximo de 20" desde que se decrete a chamada "Sé Vacante", fixada para o próximo 28 de fevereiro às 20h (16h de Brasília), o momento que Bento XVI escolheu para abandonar o Trono de Pedro.
Cardeais de todo o mundo já começaram consultas informais por telefone e e-mail para a construção de um perfil do homem que eles acham que seria mais adequado para liderar a Igreja em um período de crise contínua.
Cerca de 117 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.
Papa Bento XVI saúda multidão de fiéis presentes neste domingo durante a oração do Ângelus (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)Papa Bento XVI saúda multidão de fiéis presentes neste domingo durante a oração do Ângelus (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)
VIA: G1.com

Menor que teria disparado sinalizador na Bolívia deve se apresentar a juiz

Ele disse que comemorava gol do Corinthians quando feriu boliviano.
Adolescente tem 17 anos e está em São Paulo.

 

O adolescente de 17 anos que diz ter disparado o sinalizador, no jogo do Corinthians, na Bolívia, na semana passada, deve se apresentar nesta segunda-feira (25) à Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, na Grande São Paulo. O disparo atingiu no olho o torcedor boliviano do clube San José, que morreu.
Em entrevista ao Fantástico deste domingo (24), o corintiano afirmou que utilizou o sinalizador para comemorar o primeiro gol do clube paulista, aos 6 minutos de jogo, na partida da Libertadores. Após o incidente, 12 torcedores do Corinthians foram detidos em Oruro sob acusação de autoria e cumplicidade na morte do menino.

O jovem diz que comprou o sinalizador naval na Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo. “Quis fazer uma festa para o Corinthians. Eu amo o Corinthians”, disse.
Ele diz que foi orientado por integrantes da Gaviões da Fiel a não procurar a polícia na Bolívia. "O pessoal me recomendou: 'Não, é melhor não se entregar porque nós estamos na Bolívia, você veio com a gente, você é nossa responsabilidade'".

Ele também negou que tenha assumido ter cometido o crime para proteger os colegas de torcida. “Eu só quero assumir meu erro. Porque não é certo as pessoas pagarem por uma coisa que não fizeram. Se eu tivesse no lugar delas, também não queria pagar com uma coisa que eu não fiz, ficar preso injustamente”, declarou.
Segundo a especialista em direito internacional Maristela Basso, os dois países têm acordo de extradição, mas isso não se aplica a menores porque Brasil e Bolívia seguem a convenção da ONU sobre os direitos da criança e do adolescente. O juiz pode determinar que ele preste serviços comunitários ou seja detido por até três anos. 
O incidente fez a Conmebol sancionar o Corinthians, atual campeão da Libertadores da América, a disputar suas próximas partidas locais sem torcida e proibir a venda de ingressos pelo clube a seus torcedores em suas partidas internacionais.
O Corinthians expressou, em um comunicado publicado na sexta-feira (22), que considerou a medida da Conmebol "injusta" e que "esgotará todos os recursos legais para reverter a decisão imposta", após declarar um dia antes luto de sete dias pela morte do torcedor boliviano.
Após a morte do torcedor, o governo da Bolívia promove a aprovação de um decreto para proibir o uso de qualquer tipo de artefato explosivo em eventos esportivos, algo que até hoje é muito comum no país.
O inquérito policial leva em conta os testemunhos colhidos pela polícia boliviana, a análise dos vídeos gravados durante o jogo e os exames para detectar pólvora nas mãos de torcedores corintianos presos em Oruro.




















BAIRRO SUMARÉ - ANIVERSÁRIO DO DESCASO NO BAIRRO.


Já esta completando 1 (um) mês que uma obra vem se arrastando na rua São Judas Tadeu no bairro Sumaré e vem causando bastante transtorno deste referido bairro.O destaque é a placa que fica no início da obra que está escrito ''PREFEITURA TRABALHANDO'' mas ninguém ver trabalhadores naquele local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário