quarta-feira, 17 de julho de 2013

NOTÍCIAS

Bolsa Família passará a exigir número de telefone celular
Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello
Foto: O Globo / Givaldo Barbosa 

Para ministra, faltou acender ‘luz amarela’ em meio aos boatos 

 

 

BRASÍLIA — Beneficiários do Bolsa Família deverão informar o número do celular ao preencher ou atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), lista da população pobre atendida por programas sociais do governo. O objetivo é melhorar a comunicação direta com quem recebe Bolsa Família, por mensagens de texto (torpedos).

Veja também


A iniciativa faz parte de um pacote de medidas adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, depois do tumulto que se seguiu à antecipação de pagamentos do Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal, em maio, quando milhares de beneficiários assustados com boatos sobre o fim do programa lotaram agências do banco num sábado e num domingo.
A decisão de exigir o número do celular no CadÚnico foi informada ao GLOBO nesta terça-feira pela ministra Tereza Campello. Segundo ela, uma instrução nesse sentido será repassada a todas as prefeituras do país. Atualmente, o cadastro contém um campo destinado ao número de telefone do beneficiário, mas o preenchimento não é obrigatório.
Tereza explicou que as prefeituras são orientadas, hoje, a atualizar dados como endereço, número de filhos e renda a cada dois anos. O número de telefone, porém, não faz parte dessa lista de atualização. A expectativa da ministra é que demore dois anos até que o CadÚnico passe a ter os números dos celulares de todos beneficiários que possuem aparelho.
Para Tereza, a comunicação por torpedos não será útil apenas em casos de emergências, mas também para alertar as famílias em caso de baixa frequência escolar dos filhos ou da proximidade do prazo de atualização cadastral.
Em junho, o ministério e a Caixa criaram um sistema de monitoramento do volume de saques para prevenir novos tumultos. O serviço 0800 de informações telefônicas do ministério também passou a funcionar nos sábados e domingos, no período de pagamento.
O Bolsa Família paga mensalmente 13,8 milhões de benefícios, auxiliando 50 milhões de pessoas. Em maio, a Caixa permitiu que qualquer beneficiário, independentemente do número do cartão, pudesse sacar o dinheiro já no primeiro de dez dias de repasses, uma sexta-feira, dia 17. No dia seguinte, um sábado, boatos provocaram aglomerações em agências de 13 estados.

— O que faltou naquele sábado foi uma luz amarela — disse a ministra.

Não há motivo para pedir desculpa
Para Tereza, a confusão não é motivo para o governo pedir desculpas à população prejudicada. Segundo ela, o papel do ministério é evitar que o problema se repita. A ministra argumentou que a conclusão da Polícia Federal, de que os boatos não tiveram origem criminosa, não significa que a Caixa tenha provocado o tumulto, ao antecipar pagamentos sem aviso prévio. A ministra diz que não foi consultada à época e que só ficou sabendo da decisão da Caixa posteriormente. Segundo Tereza, técnicos do ministério foram alertados pela Caixa no próprio dia 17 de maio, mas não repassaram a informação à ministra:

— (A área técnica do ministério foi avisada) a posteriori, na sexta-feira, numa reunião ordinária. Nem tinha como reverter a situação.
Já o ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) afirmou que não há necessidade de responsabilizar a Caixa:

— Tudo indica ter ocorrido uma coincidência de causas que determinaram esse fato, portanto, pela inexistência de indícios que pudessem criminalizar qualquer pessoa. Do ponto de vista administrativo, não concorre absolutamente nada que possa ser imputado a qualquer autoridade pública — disse Cardozo.

O PSDB pediu que Tereza seja convocada pelo Senado para prestar esclarecimentos sobre a antecipação de pagamentos do Bolsa Família em maio.

O GLOBO






















Deputado denuncia Cid Gomes por improbidade por viagem à Europa

Heitor Férrer cobra responsabilidades penais, administrativas e civis de Cid.
Governador admitiu programação particular durante viagem oficial.

 Deputado Heitor Férrer (PDT) apresentou proposta que barra contratação de "fichas sujas" pelo poder público. (Foto: Marília Camelo / Agência Diário)

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT-CE) entrou nesta quarta-feira (17) junto com o Ministério Publico Estadual (MP-CE) e Ministério Público de Contas com representações contra o governador Cid Gomes por improbidade administrativa durante viagem oficial. Cid Gomes admitiu na rede social Twitter ter usado parte da viagem à Europa para questões pessoais. "Parte da minha agenda foi de eventos oficiais e que estão publicados no Diário Oficial. Outra parte foi particular, sem pagamento”, afirmou o governador no Twitter na sexta-feira (12).
No documento, Heitor Férrer afirma que “o governador do Estado do Ceará maculou todos os princípios pertinentes à administração pública, principalmente a honestidade, legalidade e lealdade para todos nós cearenses”. E cobra do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, o recebimento da denúncia e apuração “das responsabilidades penais, administrativas e civis do governador Cid Gomes”. Questionado sobre o caso nas redes sociais, o governador respondeu "faça seu juízo".


A viagem do governador ocorreu em meio à onda de protestos em Fortalezae em todo o Brasil. Em 27 de junho, dia do jogo entre Espanha e Itália, houve confronto entre manifestantes e policiais na Avenida Dedé Brasil, um dos acessos à Arena Castelão. Cid viajou em 25 de junho para cumprir compromissos oficiais na Itália e na Coreia do Sul, mas retornou ao Brasil em 8 de julho para apresentar projetos de mobilidade urbana em Brasília, sem cumprir a agenda no país asiático.
Nesta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou por unanimidade requerimento proposto pelo Deputado Heitor Férrer em que le pede informações detalhadas sobre a viagem do Governador Cid Gomes. O deputado José Sarto (PSB), líder do governo na AL-CE, orientou os deputados da base governista a votarem a favor do requerimento. De acordo com José Sarto, "o governador não tem nada para esconder".
O governador tem prazo de 30 dias para enviar as informações solicitadas no requerimento. O relatório deve responder quais contratos foram firmados, valores e objetos; cópia dos projetos apresentados; além de empréstimos realizados. O relatório deve apresentar, também, a relação dos integrantes da comitiva do governador, com os nomes e funções, além dos custos da viagem, especificando aqueles bancados pelo erário estadual e os de responsabilidade do governador, 
como pessoa física.

G1.COM




















SOBRAL-CE | POLICIA MILITAR PRENDE MULHER COM DROGAS E ELA DÁ GARGALHADAS DENTRO NA DELEGACIA

 

 ACUSADA: SAMARA ALVES SALES


 
No dia de hoje (16) por volta das 18h30, Policiais Militares efetuaram a prisão em flagrante de Samara Alves Sales, 24 anos, residente no bairro Padre Palhano. A prisão ocorreu na Rua Francisquinha Frota, bairro "Sem Terra".


Uma composição comandada pelo Cabo PM Avelino abordaram uma mulher e a conduziram até a delegacia. Na delegacia a Inspetora Roberta fez uma busca minuciosa e localizou várias pedras de crack nas partes íntimas da acusada. A acusada foi autuado no crime de tráfico de drogas.

 site: Sobral 24 Horas.





















MUCAMBO-CE: CARQUEIJO ARTESANATO LANÇARÁ NESTA QUARTA-FEIRA (17.07), SEU PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO COM O TEMA EMPREENDEDORISMO SOCIAL

  

Trabalho de artesanato para a comunidade de Carqueijo, em Mucambo, gerou documentário. Aos 16 anos, o artesão Gilmar Martins decidiu que essa era a profissão a seguir FOTO: WILSON GOMES Amanhã, será lançado o primeiro DVD da Associação dos Artesãos de Carqueijo, distrito localizado no município de Mucambo. O documentário tem como tema Empreendedorismo Social e deve contar a importância do artesanato para a comunidade. O evento será às 19h no Centro de Artesanato Ana Sancho Martins.

De acordo com o presidente da associação, Gilmar Martins, o tema foi escolhido por ter sido praticado antes mesmo dos envolvidos aprenderem seu significado. O empreendedorismo social esteve presente na vida dos artesãos há mais de 15 anos. "Ele é justamente o que fazemos na comunidade: encontrar uma solução diante das dificuldades do nosso Interior", disse.

A diferença do empreendedorismo tradicional é a maior procura pela maximização de retornos sociais ao invés dos retornos financeiros. "Isso foi feito na comunidade desde 1996, quando começamos a buscar melhorias para todos", contou.

 

BLOG BAIRRO SINHÁ SABOIÁ


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário