terça-feira, 2 de julho de 2013

NOTÍCIAS

SOBRAL-CE | SAÚDE DE SOBRAL NA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL.

 

O vereador Gegê Romão (PRB), na sessão de segunda-feira, 1º. O vereador, que é da base aliada, do prefeito Veveu Arruda(PT), mostrou através de um discurso comovente e da exibição de um documentário(vídeo) o sofrimento e a peregrinação de uma mãe que percorreu os hospitais da cidade na tentativa de salvar o filho da morte, um adolescente de 15 anos de idade. Caso registrado no dia 4 de junho, após a criança chegar em casa vindo do colégio reclamando está com febre e com dor de cabeça.

O sofrimento começa na porta do maior hospital do Ceará, Hospital Regional Norte (HRN), que fica a poucos metros da casa da mãe desesperada, que não atendeu a criança, porque naquele dia não tinha nenhum médico de plantão.

Naquele dia o HRN tinha se transformado num ‘elefante branco’ e a mãe resolve voltar pra casa. No dia seguinte, a criança continua bastante doente e de volta ao HRN, mas uma vez não encontra médico de plantão, o que acaba revoltando ainda mais a mãe desesperada.
No terceiro dia, numa sexta-feira, pela manhã, a mãe resolve levar Davi Marques ao Centro de Saúde do bairro Terrenos Novos, e lá foi atendida pelo médico – doutor Silvestre, que encaminhou o paciente para o Hemocentro sem revelar o tipo da doença e que deveria fazer isto somente, na segunda-feira, alegando que as plaquetas estaria muito baixa.

A cada hora que se passava aumentava o sofrimento da criança e da mãe, que queria ver o filho internado e não encontrava hospital na cidade. Naquele mesmo dia no final da tarde, a mãe volta com a criança ao HRN, e lá colocaram uma pulseira no seu braço e pediu para aguardar atendimento. Somente por volta das 23h, sem sofrer qualquer tipo de atendimento, a mãe volta pra casa.

Domingo, dia 9, por volta 15h, a criança apresenta uma hemorragia e foi levada às pressas para um hospital particular e lá após ser atendido, os médicos orientaram que a criança precisava de atendimento de urgência no HRN, e lá, mais uma vez foi negado. De lá, na garupa de motocicleta, a mãe levou Davi Marques para a Unidade Mista do bairro Sinhá Saboia, que também não teve como oferecer atendimento à criança devido a estrutura hospitalar incapaz de prestar socorro, na situação em que se encontrava a criança.
Em busca de atendimento para salvá-lo, a mãe leva o filho na garupa da motocicleta, corta toda a cidade até chegar a porta de emergência da Santa Casa de Misericórdia da cidade, que também negou atendimento ao paciente Davi Marques. Mas após muita insistência a criança foi internada, passou por uma cirurgia e horas mais tarde acabou morrendo.
A morte de Davi Marques foi bastante questionada na Câmara de Sobral pelos vereadores. Veja o que disse alguns deles.
Gilmar Bastos(PSB): - “Temos que mudar essa realidade. Não pudemos esconder nem fugir disso. Temos que encarar de frente e buscar soluções antes que outras vidas sejam perdidas (…)”.
Christianne Coelho(PT): - “Vendo o vídeo eu me coloco no lugar daquela mãe. Isto me causa revolta e muita tristeza realmente. E sugiro a família que peça exumação do corpo para saber a cause mortis (…)”.
Fredim(PV): - “Quando o prefeito Veveu esteve aqui eu o indaguei sobre os gastos com o avião UTI, que a secretária de saúde faz todo mês, e os gastos chegam a quase R$ 10 milhões por ano. Com ambulância os gastos gira em torno de R$ 7 mil por viagem e não tem uma ambulância sequer para transportar um doente de um hospital para outro e nem médico na cidade (…)”. 
 
 site: Sobral Agora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SHOW COM WALDONYS ABRE PROGRAMAÇÃO CULTURAL, DIA 3 DE JULHO, DA 51ª EXPORNORTE

 

 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, em conjunto com o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará – ACNEC, com apoio do Núcleo Dirigente do Território da Cidadania de Sobral, do SEBRAE, SESC, SENAC, Instituto Agropolos do Ceará, EMBRAPA Caprinos e Ovinos,ADAGRI, Universidade Estadual Vale do Acarau, INTA e FAEC/SENAR, realizarão, de 3 a 7 de Julho, a 51ª Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará – EXPONORTE, no novo Parque de Exposições de Sobral que será inaugurado. 

 O evento que é anual, contará a partir do dia 3 de julho, quarta feira, com Feira do Artesanato promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico – STDE, Feira da Agricultura Familiar, um Ponto da Tapioqueira para comercialização de tapioca e café, Concurso Leiteiro de Bovinos e Caprinos, Oficinas, Palestras, Programação técnica, caravanas, Shows, apresentações Culturais, Exposição de Plantas nativas e exóticas, Festival Gastronômico da Galinha Caipira, Exposição de Carros antigos, entre outras atrações. 
As inscrições para as palestras e cursos estão sendo feitas na Secretaria da Agricultura totalmente gratuítas. A 51ª EXPONORTE reunirá criadores e produtores rurais, profissionais do segmento, agroempresários e instituições de ensino técnico superior e de difusão de tecnologia no intuito de comercializar animais, máquinas e equipamentos agrícolas, promoção e difusão de tecnologias inovadoras, e divulgação de novas raças e tipos de animais. 

 Este ano, a EXPONORTE abrigará em sua programação o Encontro dos(as) Prefeitos(as) e Secretários(as) de Agricultura do Território da Cidadania de Sobral que acontecerá no dia 4 de julho, das 8h as 13h, no Auditório do Parque de Exposições, com objetivo de discutir políticas públicas e criar estratégias para o desenvolvimento do plano territorial rural sustentável e fortalecer a rede da Agricultura Familiar entre os Municípios com ações integradas. 

 Na programação cultural, a abertura do evento será com o show de Waldoniz, natural de Fortaleza é acordeonista e cantor do gênero Forró. 
Veja a programação completa: 
Palco do SESC e do Palco principal: Dia 03 Bandas NEGÃO DO NORTE; SERTANOIS e WALDONIS. No Dia 04 as Bandas DORÉ DO ACORDEON, dia 05 THESCO OLIVEIRA, Forró pra Valer, Eliane - a rainha do forró, Forrozão MAZENIR ; e dia 06 GRUPO DESAFIO (SAMBA, MPB e PAGODE), Forró Misturado e Forró da Diretoria. Sempre a partir das 20h. 
 
BLOG SINHÁ SABOIÁ 























MUITA EMOÇÃO NO SEPULTAMENTO DO SOLDADO ISAÍAS,  MORTO EM CONFRONTO COM BANDIDOS EM IRAUÇUBA.
 
 

Com muita emoção, centenas de pessoas acompanharam o sepultamento do soldado Isaías (Ronda do Quarteirão de Sobral), assassinado na noite de sábado, dia 29, após confronto com bandidos na cidade de Irauçuba.

A missa de corpo presente aconteceu na Igreja Santo Expedito - bairro Alto do Cristo, e em seguida o sepultamento ocorreu no cemitério São José - centro de Sobral. Familiares, amigos e militares acompanharam as celebrações.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Foto: Vaumirtes Freire.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





















Senado aprova exigência de ficha limpa para servidor público

 

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende as regras da Lei da Ficha Limpa para o serviço público. A proposta impede que brasileiros e estrangeiros em situação de inelegibilidade sejam nomeados para cargo público efetivo (preenchido por concurso) ou exerçam cargo em comissão e função de confiança (ocupado por indicação).
No primeiro turno, a proposta foi aprovada com 61 votos a favor; e no segundo, com 54 votos favoráveis. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa passar por outras duas votações na Câmara dos Deputados.
A Lei da Ficha Limpa, de 2010, considera inelegíveis aqueles que tenham sido condenados em decisão colegiada da Justiça, mesmo que o processo não tenha transitado em julgado (sem possibilidade de recursos). Com a PEC, a mesma norma passa a valer para quem foi aprovado em concurso público e como requisito para quem vai ocupar cargo comissionado ou função de confiança em órgão público da administração pública direta e indireta, em qualquer poder da União, dos estados, municípios ou do Distrito Federal.
Para ser aprovada, a PEC precisava dos votos de, no mínimo, três quintos dos senadores (49, do total de 81), mesma proporção necessária na Câmara. No Senado, foi aprovado um texto substitutivo (com alterações ao original) que inclui um projeto de autoria do senador Roberto Cavalcanti (PRB/PB) e outro do senador Pedro Taques (PDT-MT).
Os dois textos tratam do mesmo tema, mas o de Cavalcanti estende a exigência de ficha limpa para os casos de nomeação de cargo efetivo. Já o projeto de Taques propôs a validade da restrição somente para cargos comissionados e função de confiança.

“A importância dessa PEC é a a defesa da moralidade, da probidade, da honestidade cívica, do dever fundamental de ser honesto. Se você buscar as grandes operações da Polícia Federal, o servidor público de carreira não é mais o investigado, mas sim o comissionado e a função de confiança”, disse Pedro Taques, ao defender a sua proposta.

A PEC foi incluída na pauta do plenário desta terça após aprovação, na semana passada, de requerimento para ser votada com urgência. A matéria está entre os projetos considerados prioritários pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciados como resposta às manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas.

“Não podemos dizer que não foi [colocado em pauta] na onda das manifestações. As manifestações fazem com que surja no Senado e na Câmara a chamada vontade política”, declarou Taques.

 G1.COM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Câmara decide arquivar projeto que autoriza 'cura gay'

 O deputado João Campos (PSDB-GO), autor do projeto da chamada 'cura gay' (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) por votação simbólica requerimento do deputado João Campos (PSDB-GO), autor do projeto que autoriza a “cura gay”, para que o texto fosse retirado de tramitação. A proposta permitia o tratamento por psicólogos de pacientes que quisessem "reverter" a homossexualidade.
Com a retirada de pauta, um projeto com o mesmo teor só poderá voltar a ser apresentado em 2014. Se o projeto tivesse sido votado e rejeitado pela maioria dos deputados, um texto semelhante só poderia ser protocolado na próxima legislatura, a partir de 2015. No último dia 18, o projeto tinha sido aprovado na Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
A decisão de pedir o arquivamento do texto foi tomada por João Campos depois que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL), anunciou a intenção de colocá-lo em votação nesta terça. O objetivo de colocar em pauta era derrubar a proposta e, assim, atender a uma das reivindicações das manifestações de rua que se espalharam pelo país.

Ao G1, João Campos explicou que pediu o arquivamento para que o projeto não fosse usado para “desviar o foco” dos protestos.

“Estão usando esse projeto para desviar o foco. O que os manifestantes querem é saúde, educação, o fim da corrupção. Estão querendo derrubar a proposta para desviar do assunto. Eu não vou deixar isso acontecer”, disse.

 João Campos afirmou que o próprio PSDB, partido ao qual é filiado, anunciou publicamente ser contrário ao texto, o que inviabilizaria a aprovação da proposta.
“Saiu uma nota do partido contra o projeto. Quando o partido se manifesta contra o projeto, ele o inviabiliza. Agora, eu não mudei uma vírgula da minha convicção em relação ao texto. A resolução do Conselho de Psicologia que o projeto pretendia derrubar subtrai a liberdade do maior de 18 anos que procura auxílio de um psicólogo”, afirmou.
Voto contra
A maioria dos partidos, com exceção do PSOL encaminhou o voto das bancadas pelo arquivamento do projeto.

“Nós sabemos que não é verdade que um homosexual não possa ser livre neste país, que a sociedade não compactua com práticas atrasadas como a proposta pelo deputado João Campos”, disse a líder do PCdoB, Manuela D’Ávila (RS).
O  PSOL, representado pelo deputado Jean Wyllys (RJ), pediu que o requerimento fosse rejeitado, para que a Câmara pudesse derrubar a proposta por rejeição do mérito. 
Ele argumentou que se o texto fosse rejeitado, uma proposta com novo teor só poderia ser novamente apresentada em 2015, enquanto o arquivamento só adiaria até 2014 a possibilidade de uma nova versão ser apresentada.
“É um projeto inconstitucional. A maioria dos deputados está dando um ‘sim’ [ao arquivamento] a contragosto porque votaria pela derrubada do projeto. Esta Casa está cedendo a uma pressão popular, nada mais justo”, disse.
A proposta
De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), o projeto de decreto legislativo pedia a extinção de dois trechos de uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia. O primeiro diz que “os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.

O segundo dispositivo que o projeto pretendia eliminar diz que “os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”.
Ao justificar o projeto, o autor do texto afirmou que o conselho de psicologia, ao restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional, “extrapolou o seu poder regulamentar e usurpou a competência do Legislativo”.

G1.com























Nenhum comentário:

Postar um comentário