quinta-feira, 16 de maio de 2013

NOTÍCIAS

           
Guarany de Sobral 1 x 1 Ceará

 Guarany de Sobral e Ceará empatam, e Ceará mantém vantagem na decisão.


A vantagem ainda é alvinegra. Na noite desta quarta-feira, no Estádio do Junco, Guarany de Sobral e Ceará empataram em 1 a 1 o primeiro jogo da decisão do Campeonato Cearense. Marciel abriu o placar para o Cacique do Vale, e Mota marcou para os visitantes. Com o resultado, o Vovô mantém a vantagem e joga por dois placares de igualdade (0 a 0 ou 1 a 1) para faturar o título.
O segundo e decisivo duelo será no próximo domingo domingo, às 16 horas, na Arena Castelão. Quem vencer fica com o título, mas o Guarany de Sobral, com o gol sofrido em casa, entra em campo sob pressão - a equipe pode levar a taça em caso de empate, desde que o placar seja de 2 a 2 em diante.

 Guarany de Sobral Ceará Campeonato Cearense Junco (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)
Só deu Guarasol
O Guarany de Sobral se mostrou superior em campo desde os primeiros minutos de jogo. Comandado por Vitor Cearense, Marciel e Luiz Carlos, o time sobralense avançou a marcação e arriscou todo o tipo de chute a gol.
Em duas oportunidades, o Cacique do Vale perdeu chances claras. A primeira delas foi com Luiz Carlos, logo aos dois minutos. O atacante bateu com força de fora da área, e Fernando Henrique salvou quase dentro da meta. A bola ainda foi na trave.
Aos 22, Marciel cabeceou após lançamento de Júnior Cearense, assustando o camisa 1 do Vovô. Ainda assim, Luiz Carlos reclamou por estar mais bem posicionado dentro da área. O Ceará só chegou com perigo real em cobrança de falta de Ricardinho, aos 38. A etapa inicial foi quase um treino de ataque contra defesa para os anfitriões.


Um gol para cada lado
Na volta para o segundo tempo, o panorama foi o mesmo. Mas o Guarany balançou as redes com um minuto de bola rolando. Marciel recebeu na grande área e tocou na saída de Fernando Henrique. Cinco minutos depois, Cláudio Allax driblou dois jogadores alvinegros e tocou para Marciel, mas este não conseguiu vencer a zaga adversária.
O castigo veio aos 24. Luiz Henrique lançou Rafael Cruz, que tocou na medida para Mota concluir da entrada da grande área e empatar a partida. Com o gol, o Ceará acordou e equilibrou o duelo. As equipes passaram a criar oportunidades, mas pior para o Cacique, que desperdiçou várias chances de conseguir um placar melhor. Sorte do Vovô, que achou um gol salvador e tem boa vantagem para ser campeão.

 G1.com


























Cientistas criam células-tronco humanas por meio de clonagem

Pesquisadores usaram técnica semelhante à da utilizada na ovelha Dolly.
Linha de pesquisa buscava resultado há mais de 15 anos.

Óvulo de doadora com núcleo de célula de pele (Foto: Divulgação/OHSU) 

Depois de mais de 15 anos de fracassos de cientistas de todo o mundo, além de um caso de fraude, cientistas finalmente criaram células-tronco humanas com a mesma técnica que produziu a ovelha clonada Dolly, em 1996. A equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos EUA, publicou artigo a respeito na revista "Cell", nesta quarta-feira (15)
Como informa a agência Reuters, para chegar ao resultado, os pesquisadores transplantaram material genético de células adultas em óvulos cujo DNA havia sido removido. Eles cultivaram células de seis embriões criados, em dois casos, a partir de DNA de amostras das peles de uma criança com uma doença genética, e, nos outros quatro casos, de fetos saudáveis.

Em cada um dos casos, o DNA foi inserido em óvulos não fertilizados doados e, após a aplicação de uma sequência de técnicas, foi verificada a replicação das células.
O procedimento, segundo a "Cell", abre uma nova frente para a medicina com células-tronco, que tem sido prejudicada por desafios técnicos, bem como questões éticas.
Até agora, as fontes mais naturais de células-tronco humanas eram embriões humanos, cuja utilização em pesquisa cria dilemas éticos. Para determinados setores, um óvulo fecundado deve ser tratado como um ser humano e, por isso, não pode ser descartado. A técnica divulgada nesta quarta-feira usa óvulos humanos não fertilizados, e, assim, não se enquadraria nessa discussão.
Eliminar a necessidade de embriões humanos pode aumentar as tentativas de utilização de células-tronco e suas descendentes para substituir células danificadas ou destruídas por problemas cardíacos, mal de Parkinson, esclerose múltipla, lesões na medula e outras doenças devastadoras.

Clonagem
A técnica, no entanto, também poderia ressuscitar os temores da clonagem reprodutiva, ou produzir cópias genéticas de indivíduos vivos (ou mortos). Mesmo antes de o estudo ser publicado, um grupo britânico chamado Human Genetics Alert protestou contra a pesquisa.

"Os cientistas, finalmente, entregaram o bebê que pretensos clonadores humanos têm estado à espera: um método confiável para criar embriões humanos clonados", disse o dr. David King, diretor do grupo. "Isso torna imperativo que nós criemos uma proibição legal internacional sobre a clonagem humana, antes que mais pesquisas como essa apareçam. É irresponsável ao extremo a publicação desta pesquisa."
Entre os cientistas, no entanto, o fato de a técnica ter funcionado está sendo saudado como um avanço, como afirmou o biólogo especializado em células-tronco George Daley, do Harvard Stem Cell Institute. "Isso representa uma conquista inigualável. Eles tiveram sucesso onde muitas outras equipes fracassaram, inclusive a minha."
Cientistas criam células-tronco humanas por meio de clonagem (Foto: Divulgação/OHSU)
Entre os que fracassaram na utilização da técnica está o biólogo Hwang Woo-suk, da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul.
Em 2005, Hwang e sua equipe foram manchete em todo o mundo quando anunciaram, na revista "Science", que haviam criado células-tronco embrionárias humanas por meio de transferência nuclear, a mesma técnica que os cientistas de Oregon usaram. A alegação de Hwang acabou sendo desmentida, tornando-se um dos casos mais famosos de fraude científica na última década.
Se o feito da equipe de Oregon se mantiver e puder ser replicado por cientistas em outros laboratórios, o método oferecerá uma terceira, e potencialmente superior, forma de se produzir células-tronco embrionárias.
A pesquisa com células-tronco decolou em 1998, quando cientistas liderados por Jamie Thomson, da norte-americana University of Wisconsin, anunciaram que conseguiram cultivar células a partir de embriões humanos de alguns dias obtidos em clínicas de fertilização, chamadas de blastocistos.
Como os blastocistos eram destruídos quando as células-tronco eram removidas, grupos que acreditam que a vida começa na concepção promoveram intensos protestos. Em 2001, o presidente norte-americano George W. Bush proibiu financiamento público federal nos EUA para pesquisa que criaria mais blastocistos.

g1 ciências





















 

62 municípios do Ceará podem ter divisas alteradas, aponta estudo

Estudo para definir as novas divisas foi eleborado pelo Ipece e IBGE.
Novas divisas precisam ser reconhecidas e trsansformadas em lei.

 Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nersta quarta-feira (15) mostra que 62 dos 184 municípios cearenses podem ter as suas divisas alteradas. De acordo com o Ipece, os municípios estão nas macrorregiões do Litoral Leste-Jaguaribe e Cariri-Centro Sul. O "Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará" foi entregue nesta quarta-feira à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) para que as novas divisas sejam reconhecidas e transformadas em lei.

 

O projeto "Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará" objetiva a elaboração de uma nova legislação para as divisas municipais com o georreferenciamento dos elementos cartográficos e, consequentemente, com a atualização cartográfica, de forma a substituir a citação de elementos não mais existentes no terreno. Pretende, também, definir onde começa e termina o município, a fim de determinar, com precisão, os limites que permitam uma melhor administração municipal, respeitando a cidadania e a identidade histórico-cultural.

Problemas
O estudo mostra problemas da não revisão da legislação que rege os limites municipais, a sua maioria datada de 1951, que resulta na indefinição dos limites, no surgimento de áreas de litígios, administração em área legal pertencente a outro município, distorção da arrecadação de impostos, eleitores cadastrados fora da zona eleitoral, imprecisão nos cálculos de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de distorções de dados estatísticos.

Francisco José Lopes, chefe da unidade do IBGE no Ceará, ressalta que as indefinições acerca dos limites territoriais causam problema para os administradores, prefeitos e para os órgãos técnicos, uma vez que “municípios que administram fora de suas fronteiras efetuam despesas e não recebem os devidos recursos”.
Segundo o presidente do Ipece, Flávio Ataliba, já foram concluídas as etapas técnicas com informações georreferenciadas envolvendo 90 municípios, sendo 20 do Litoral Leste-Jaguaribe; 42 do Cariri-Centro Sul; 13 de Baturité e 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Ipece e o IBGE estão trabalhando para concluir novos 21 trabalhos, desta vez envolvendo municípios do Sertão Central.

G1 Ceará





















NA CÂMARA DE SOBRAL: ESTÁ SOBRANDO PREGUIÇA PARA FISCALIZAR


 
 
Solicitações como a do vereador de oposição Fredim (PV) acompanhadas pelos vereadores de situação, referente as contas do Executivo Sobralense, cai por terra e deixa patenteado que a preguiça dos senhores vereadores está acima da real constatação “disso ou daquilo”. Na manhã de hoje (15) constatamos em uma sala, logo na recepção do Anexo da Câmara, onde fica situado os gabinetes dos edis, que as contas do município estão a disposição de todos, em um espaço repleto de Pastas com todos documentos. O vereador Gilmar Bastos (PSB) que é vice-líder do governo disse que no atual período legislativo, nunca encontrou vereador averiguando as Pastas. É muita coragem...faltando!!

 Sobral de prima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário