sexta-feira, 22 de junho de 2012

CURIOSIDADES

Proposta de ponte funcional purifica água de rio

 A designer Margot Krasojevic criou um conceito de ponte inusitada, capaz de purificar a água. O projeto foi concebido como uma alternativa para ligar as porções da cidade de Amsterdã, na Holanda, isoladas pelos canais que serpenteiam pelo local e que são fundamentais para que a cidade não seja tragada pela água do mar.

Proposta visa a criação de pontes capazes de purificar a água (Foto: Reprodução)Proposta visa a criação de pontes capazes de purificar a água (Foto: Divulgação)
A ponte seria mais uma espécie de túnel, que faria com que a água circulasse em tubulações que se estenderiam por toda a construção. No processo, o líquido dos canais seria purificado com sistemas de sanitização da água, embutidos nos canos metálicos. Depois de limpa, a água seria devolvida ao canal ou disponibilizada para uso dos moradores.
A ideia da ponte purificadora dos canais se encaixa no contexto da cidade, que busca água potável de apenas um reservatório, o lago IJsselmeer. É desse lago que os holandeses retiram porções consideráveis de água para purificar e realimentar os canais de Amsterdã, até três vezes por semana. Sem os canais, a cidade estaria submersa pelo mar. Por conta disso, o projeto de Margot mostra-se interessante: ele reduziria a pressão sobre o suprimento do IJsselmeer.
Esquema mostra as entranhas do projeto (Foto: Reprodução)Esquema mostra as entranhas do projeto (Foto: Divulgação)
A designer também criou coffee shops anexos ao complexo. A ideia é que os espaços sirvam como forma de confraternização entre moradores, turistas e, especialmete, ciclistas, que são muito comuns pela cidade.
Via Yanko Design















Fotógrafo americano mostra beleza de grandes predadores do mar

 Há 35 anos, Brian Skerry se dedica a registrar a fauna marinha.A fotografia submarina é muito desafiadora', afirma o fotógrafo americano.

 

O fotógrafo Brian Skerry arrisca a vida nadando ao lado de algumas das criaturas mais perigosas do mar, como baleias gigantes, arraias com agulhões venenosos e tubarões conhecidos como 'devoradores de humanos'.
Brian Skerry arrisca a vida nadando ao lado de algumas das criaturas mais perigosas do mar. (Foto: Brian Skerry/Caters)Brian Skerry arrisca a vida nadando ao lado de algumas das criaturas mais perigosas do mar. (Foto: Brian Skerry/Caters)
Skerry, de 50 anos, diz ser 'um explorador do oceano' e ter se sentido atraído pelo ambiente marinho desde adolescente. Ele comprou a primeira câmera submarina aos 15 anos.
Brian Skerry se considera 'um explorador do oceano'. (Foto: Brian Skerry/Caters)Brian Skerry se considera 'um explorador do oceano'. (Foto: Brian Skerry/Caters)
'A fotografia submarina é muito desafiadora, porque você não pode usar uma lente telescópica, precisa chegar muito perto de seus objetos, a luz é complicada e você está trabalhando em um ambiente desconhecido', explica.
Fotógrafo americano chega a passar até três meses em um local. (Foto: Brian Skerry/Caters)Fotógrafo americano chega a passar até três meses em um local. (Foto: Brian Skerry/Caters)
Skerry diz acreditar que a maioria dos animais que fotografa tem 'curiosidade' sobre ele. 'O animal permite que você chegue muito perto dele, tolera você. Espero que eu não dê uma impressão intimidadora.'
O fotógrafo americano chega a passar até três meses em um local, explorando e fotografando diversas espécies marinhas. Ele diz sentir um 'medo saudável' dos animais e pesquisar sobre seu comportamento antes dos mergulhos.
'A fotografia submarina é muito desafiadora', diz Brian Skerry. (Foto: Brian Skerry/Caters)'A fotografia submarina é muito desafiadora', diz Brian Skerry. (Foto: Brian Skerry/Caters)
VIA: techtudo.com
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estudante chinês cria conceito de carro futurista

 O designer chinês Hao Huang criou o conceito de um carro voltado para casais jovens, de 18 a 35 anos, e inspirado nas linhas fluídas da pedra Taihu, um símbolo chinês bastante comum em jardins decorativos. Batizado de Taihoo 2046, o veículo teria um interior pensado para permitir acampamento.

Carro seria destinado a jovens casais chineses (Foto: Reprodução)Carro seria destinado a jovens casais chineses (Foto: Divulgação)
As janelas do Taihoo seriam capazes de projetar filmes e contariam com células solares, que gerariam energia elétrica para as baterias. Em termos de autonomia, o veículo cobriria a distância de 500 km com uma carga – número relativamente alto para os carros elétricos atuais.

O desenho do carro revela algumas surpresas e opções inovadoras em relação ao design: as rodas traseiras não têm raios e lembram argolas, quando vistas de perfil. E na frente, em vez de pneus, uma esfera, que lembra mouses antigos, daria equilíbrio ao carro e permitiria manobras ágeis no trânsito sobrecarregado de uma grande metrópole como Xangai. 

Imagem compara o Taihoo com a pedra que inspirou o modelo (Foto: Reprodução)Imagem compara o Taihoo com a pedra que inspirou o modelo (Foto: Divulgação)
As imagens divulgadas do conceito também apresentam um carro com altura baixa, o que poderia gerar contratempos aos casais que resolvessem aproveitar a vocação camping do conceito. Até o momento, não há nenhuma indicação de que algum fabricante compre a ideia e traga o Taihoo 2046 às ruas.
Via Yanko Design

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário