sábado, 26 de outubro de 2013

NOTÍCIAS

Sobral é beneficiada com sistema de abastecimento de água pelo Projeto São José III



A agricultura rural de Sobral recebeu um reforço no que diz respeito ao abastecimento de água. Em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, que reuniu o Governador Cid Gomes, o Prefeito Veveu, a Secretária da Agricultura, Luisa Barreto, e representantes de diversos outros municípios, foi divulgada a liberação de recursos para várias regiões do Estado, por meio de parceria com o Banco Mundial, para o Projeto São José III.
Na solenidade, foi autorizado pelo governador, a construção de 81 sistemas de abastecimento d’água, 125 módulos sanitários, além da assinatura da ordem de serviço para a perfuração de 395 poços profundos no Estado. “Estamos em contrato com o Banco Mundial para a maior operação de água do estado do Ceará. São R$ 660 milhões em benefício do pequeno agricultor rural”, afirmou o governador.
Pelo Projeto São José III, Sobral foi contemplado com: sistema de abastecimento de água comunitário; bombeamento; instalação de adutora; instalação de caixas d’água, além de tratamento e distribuição residencial com hidrômetro.
O Município teve aprovados projetos de abastecimento de água para sete localidades, com 747 beneficiados, representados por associações. Ao todo, serão destinados R$ 3.915.868,17 para as obras, que terão como contrapartida dos agricultores, a realização de ações ambientais para a melhoria das comunidades, tais como: destinação correta do lixo, reflorestamento de áreas degradadas, plantio de matas ciliares, conservação de matas nativas e outras medidas de proteção dos recursos naturais das regiões beneficiadas.
O Projeto São José III atenderá às comunidades de Várzea da Pedra (Caioca); Pedra Branca (zona rural de Sobral); Cedro/ Trapiá (Jaibaras); Formosa/Purpurema (Bonfim); Setor VI (Jaibaras); Estivas (Aracatiaçu); e Fazenda São Domingos (Jaibaras). A Expectativa da Seagri é que o processo de licitação seja iniciado em meados de novembro deste ano, com previsão de início das obras para o mês seguinte, e entrega às comunidades entre os meses de fevereiro e março de 2014.



CORREIO DA SEMANA

























Sobralense conquista a América na Educação 




Sobral inicia sua semana mais dourada. João Lucas Ferreira Linhares, 14 anos, natural de Nova Russas, aluno do FB Sobralense, conquistou um feito inédito para a educação de Sobral.
João Lucas participou da OCJA, Olimpíada Internacional de Ciências Júnior Americana, competição que aconteceu em Mendoza na Argentina, entre os dias 05 a 13 de outubro,e reuniu países como o México, a Argentina, a Bolívia, o Chile e o Brasil.
Dos países participantes, o Brasil obteve um grande destaque, conquistando5 medalhas: 3 de ouro e 2 de prata.
Das 3 medalhas de ouro, uma foi do João Lucas Ferreira Linhares, aluno do FB Sobralense e duas foram de alunos de uma escola de São Paulo.
Com esse feito inédito, o João Lucasé o único cearense e representante de todo o Nordeste Brasileiro a conquistar este incrível resultado, o que deixa Sobral cheia de orgulho.
O João Lucas se junta aos grandes talentos que o FB Sobralense tem despontado durante os 7 anos de sua existência na cidade: como a aluna Yasmine Laila, que foi o 1º Lugar em Medicina UFC-Sobral, o alunoTiago Dirceu Galdino Saraiva, aluno do 1º ano do Ensino Médio, que ganhou destaque nacional a ser aprovado em medicina ainda com 14 anos de idade, além do 1º Lugar no ENEM de todo o interior do Estado do Ceará nos últimos quatro anos.
São os talentos do interior do Estado do Ceará que agora encontram um espaço educativo para a conquistadas Américas.


CORREIO DA SEMANA

























Inep investiga fotos do Enem postadas nas redes sociais















O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que está investigando para identificar os candidatos que postaram fotos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em redes sociais, minutos antes do início da prova. As fotos postadas foram tiradas dentro da sala e mostram, por exemplo, a folha de resposta. De acordo com o Inep, alguns candidatos já foram eliminados.
Candidatos postaram fotos nas redes sociais dentro da sala mostrando, por exemplo, a folha de resposta Foto: Reprodução/Instagram
Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve ser desligado.
O Inep lamentou o ocorrido e disse que ainda não tem um levantamento do número de candidatos e onde eles faziam a prova. A autarquia esclarece que será analisado caso a caso.
Um dos usuários da rede social Instagram postou a foto do cartão de resposta com a legenda: "#partiu #enem". Abaixo, outro usuário comentou: "Eliminado #enem". Outro usuário publicou uma foto semelhante com a legenda: "#enem" e recebeu o comentário: "Esquenta não, ano que vem tem de novo".
O ministro da Educação reforçou a proibição do uso de aparelhos eletrônicos na prova
Na sexta-feira (25), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou o alerta sobre uso de aparelhos eletrônicos na prova, o que é proibido. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos". Em 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens de fotos da prova e mensagens com conteúdo do exame.
A intenção, explica o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas. Além do celular, não é permitido uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.
Neste sábado, mais de 7,1 milhões farão o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Serão 90 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia).
Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço do Inep. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.

DIÁRIO DO NORDESTE































Nenhum comentário:

Postar um comentário