sábado, 16 de agosto de 2014

NOTÍCIAS

SAÚDE: ATENDIMENTO DE SUSPEITO DE EBOLA EM SÃO PAULO FOI FEITO NO SUSTO

Diretor do Emílio Ribas afirma que só foi avisado que paciente com suspeita de ebola chegaria ao hospital quando ambulância já estava a caminho; doença exige plano de atendimento

A suspeita de que um passageiro africano estivesse com ebola gerou um verdadeiro corre-corre no hospital Emílio Ribas, em São Paulo, no início do mês. O hospital, que é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil, foi avisado da chegada do paciente quando o doente já estava a caminho do hospital.

“A ambulância precisa avisar o hospital que está chegando com um suspeito. Na sexta-feira recebemos a ligação em que perguntaram ‘já chegou?’. Como assim já chegou? Está chegando o que?” conta Luiz Carlos Pereira Júnior, diretor do Emílio Ribas.
 
 
 
De acordo com Pereira Júnior, após esta ligação ocorreu uma "correria" no hospital para que tudo estivesse pronto para receber o paciente. “É preciso evitar o pânico”, disse ele durante o simpósio Infectologia em Evidencia do hospital Emílio Ribas, realizado neste sábado.

De acordo com o infectologista, a instituição tem um plano de atendimento e macacões especiais. Ele também afirmou que o hospital iria começar a manter uma sala com pressão negativa para eventuais novas suspeitas. A pressão negativa impede que o vírus saia de determinado ambiente.

No dia em que o paciente com a suspeita de ebola chegou ao Emílio Ribas, a sala ainda não estava pronta. Agora, já existem 17 salas com isolamento e pressão negativas prontas para o atendimento.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, a instituição mantém permanentemente salas com pressão negativa para tratamento de outras doenças infecciosas.

Logo depois de o paciente chegar ao hospital, a suspeita de ebola foi descartada. Era um caso de infecção urinária. O passageiro não vinha de nenhum dos quatro países onde ocorre o surto da doença e nem apresentava febre, um dos principais sintomas. Ele apenas passava mal. Esta foi a terceira suspeita da doença no Brasil, as outras ocorreram em Goiânia e Londrina. Nenhuma delas foi confirmada. Mas o caso atendido no Hospital Emílio Ribas mostrou a necessidade de ajustes no preparo do atendimento de pacientes com ebola.

Surto
A epidemia de ebola que atinge a África Ocidental já matou mais de mil pessoas de um total de 1.849 casos de infecção, de acordo com último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os primeiros casos do surto foram identificados em março deste ano, em áreas próximas a florestas do Sul da Guiné, com a morte de 59 pessoas.

Ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer de vômitos, diarreias e – em alguns casos – hemorragia interna e externa.

A infecção ocorre por contato direto com o sangue ou outros fluidos corporais ou secreções como fezes, urina, vômito, saliva ou sêmen de pessoas infectadas. A infecção também pode ocorrer se a pele ou membranas mucosas de uma pessoa saudável entrarem em contato com objetos contaminados com fluidos infecciosos de um paciente com Ebola, como roupa suja, roupa de cama ou agulhas usadas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CEARÁ: SECRETARIA DA JUSTIÇA CONVOCA 232 NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS
 
Confira a lista de nomes dos 232 candidatos aprovados em concurso.
Aprovados têm 10 dias para apresentar documentos do Governo do Estado.
 
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará divulgou nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Estado a convocação de 232 candidatos aprovados em concurso público para atuação como agente penitenciário do Ceará. Confira abaixo a relação dos aprovados.

Os convocados terão 10 dias a contar da data da publicação para levar à Coordenadoria de Gestão de Pessoas cópias dos seguintes documentos citados abaixo.

Os novos cargos foram criados pela Lei 15.655 de 30 de junho de 2014 e a lotação é ato administrativo discricionário, levando em conta os critérios de oportunidade, conveniência, justiça e eqüidade, próprios da autoridade pública. Foram convocados para a nomeação 31 mulheres e 201 homens, sendo que destes 12 permanecem subjudice, aguardando o transito em julgado de suas ações na Justiça.

Documentos necessários para apresentação:
a) Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
b) Cópia autenticada do Histórico Escolar;
c) Cópia autenticada da Cédula de Identidade Civil;
d) Cópia autenticada do CPF;
e) Cópia autenticada do Título Eleitoral e comprovante da última eleição ou Certidão expedida pela Justiça Eleitoral;
f) Cópia autenticada do Documento Militar, se do sexo masculino;
g) Cópia autenticada da Certidão de Nascimento;
h) Folha Corrida;
i) Certidão de Antecedentes Criminais;
j) Certidão nada consta da Justiça Militar Estadual;
k) Certidão nada consta da Justiça Federal;
l) Certidão nada consta da Polícia Federal;
m) Certidão de Antecedentes Criminais da(s) Vara(s) da Comarca onde o candidato reside, caso o mesmo resida no interior ou em outros Estados da Federação;
n) Certidão de Acumulação de Cargos (obtida no site da Seplag);

Além destes documentos, o edital de número sete relaciona ainda os exames médicos que deverão ser apresentados pelo candidato.

Confira a lista de convocados

Fonte: G1 CE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SOBRAL: MORADORES DO BAIRRO CIDADE JOSÉ EUCLIDES PEDEM SOCORRO! 
 
 
 
 
 
 
 
Os moradores do bairro Cidade Jose Euclides estão gritando por socorro! Algumas ruas do citado bairro estão lotadas de lixo. Informações dão conta que na rua do "Morro", o caminhão do lixo não vai até lá e o povo fica na catinga de lama e lixo. Moradores das ruas Bela vista I e Bela Vista II, também não são beneficiados com o carro da limpeza pública. A população do bairro Cidade José Euclides está sofrendo com o monte de lixo acumulado nas vias públicas.

Via Portal Boca Quente
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SOBRAL: PM ABORDA AMBULÂNCIA E MOTOCICLETA DA PREFEITURA EM SITUAÇÃO SUSPEITA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nossa equipe de reportagem foi informada que uma patrulha da PM se deparou com uma ambulância e uma motocicleta da prefeitura de Sobral "abandonados", ou seja, em situação suspeita, nas proximidades do Parque de Exposições de Sobral. Os policiais desconfiram e desceram da viatura, adentraram no matagal e flagraram vários medicamentos jogados no chão, entre outros equipamentos relacionados à tratamentos de doenças. O motorista da ambulância e motociclista apareceram e afirmaram para os policiais que estavam medindo um terreno nas proximidades, mas os PMs não se conveneram e acionaram a Polícia Civil para os procedimetos legais. Vale ressaltar que o vereador Gilmar Bastos compareceu no local para acompanhar, pois o caso é relativo ao município de Sobral e de interesse da população sobralense.

Fonte: Sobral 24 horas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PESQUISA DATAFOLHA: EUNÍCIO SERIA ELEITO NO 1º TURNO SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE.
Na pesquisa espontânea, 61% dos eleitores ainda não sabem em quem votar
Eunício, Camilo, Eliane e Ailton

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) tem 47% das intenções de voto para governador no Ceará e lidera a primeira pesquisa doInstituto Datafolha – encomendada pelo jornal O Povo e publicada nesta quinta-feira (14). O candidato do PT, Camilo Santana, ficou em segundo lugar, com 19%. Eliane Novais (PSB) tem 7% e Ailton Lopes (Psol) tem 4%. Entre os entrevistados, 13% afirmaram que ainda não sabem em quem votar e outros 10% registraram voto branco ou nulo nestas eleições.

Os dados são da pesquisa estimulada, na qual o nome dos candidatos aparece para os entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Este o segundo levantamento sobre as eleições para governador no Cearáapós início da campanha eleitoral. O cenário é o mesmo verificado na primeira pesquisa, feita pelo Ibope e divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, em julho. Nela, Eunício registrou 44%, contra 14% de Camilo, 6% de Eliane e 3% de Ailton – também em pesquisa estimulada.

O levantamento do Datafolha mediu ainda o índice de rejeição dos candidatos a governador, entre os eleitores. Assim como na pesquisa do Ibope, Camilo é o que tem maior taxa de rejeição, com 30%; Eliane registra 28% e Ailton ficou com 26%. Eunício tem o menor índice de rejeição, com 16%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014 e ouviu 1108 eleitores nesta semana, entre segunda (11) e quarta (13).

Não sabem em quem votar

No levantamento espontâneo, quem “vence” a disputa é o “não sei em quem votar”. Essa foi a resposta dada ao Datafolha por 61% dos eleitores na pesquisa em que o nome dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Entre aqueles que sabem em quem votar, 17% vão de Eunício, 7% escolheram Camilo. O atual governador do estado, Cid Gomes (Pros), foi citado por 3% – apesar de não ser candidato. Eliane ficou com 1% e Ailton não pontuou.

(Com informações do jornal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário