quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS

EM SOBRAL-CE;EM BLITZ SATURAÇÃO PM APREENDE COCAÍNA E MACONHA EM PODER DE DOIS HOMENS NO BAIRRO PE PALHANO

 


Mais drogas são apreendidas em poder de dois elementos em uma blitz saturação da polícia militar.O fato se deu na noite desta Quarta Feira por volta das 20h35m quando a polícia militar sobre orientações do Ten-Cel PM Sidney comandante do 3º BPM Sobral,faziam uma blitz saturação no Bairro Pe Palhano.


Dois elementos identificados por Luiz Coelho Fonteneles Filho e Marcelo Veigas Carlos Da Silva residentes no Bairro Alto Da Brasília,os mesmos ao avistarem a polícia ficaram ambos atrapalhados demostrando esconder algo,e levantando suspeitas aos olhos dos policiais que de proto fizeram a abordagem.Com os elementos foram encontrados 3 saquinhos do pó brabo´´COCAÍNA``um papelote de ´MACONHA`duas notas de cinco reais e dois celulares,Os jovens foram conduzidos ate a delegacia regional para prestar esclarecimentos ao delegado de plantão.Esteve a frente dessa operação,na apreensão e condução dos acusados,a composição da policia militar com os seguintes policiais. CB.Aragão/SD.Taciano e SD Magalhães
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui sobre a mesa da sala gelada,o material apreendido em poder dos acusados,3 saquinhos do pó brabo´´COCAÍNA``um papelote de ´MACONHA`duas notas de cinco reais e dois celulares


Abaixo a moto que estava sendo conduzida pelo por eles
                              



texto e foto da moto Portal A Desgraça / o restante das fotos freelance 24 horas 



























SOBRAL-CE: O MERCANTIL “MIRON” FOI ALVO DOS BANDIDOS MAIS UMA VEZ

             


Nossa equipe de reportagem foi informada que o mercantil "O Miron", mais uma vez foi vítima de roubo. Informações dão conta que dois indivíduos em uma motocicleta honda de cor preta, os dois meliantes portando armas de fogo, levaram todo o dinheiro do referido comércio. A ocorrência se deu no dia de hoje (29), por volta das 13h20m. Os bandidos fugiram, tomando rumo bairro Sinhá Sabóia. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligência, e efetuou a prisão de dois suspeitos na BR 222. Em breve mais informações.



Fonte: Sobral 24 horas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

GETAM PRENDE ASSALTANTE EM SÉRIE EM SOBRAL

 


A composição do FTA MOTOS comandada pelos policiais SD Frota, Durval, Rafael e Prado, prenderam em flagrante delito o individuo de nome Adriano da Silva Linhares de 20 anos, servente, natural de Sobral e residente na Rua Ferroviária, Bairro Sumaré.

Segundo informações dos policiais militares, o meliante recorreu á ajuda de outro indivíduo, onde os dois assaltaram o mercantil do Miron, no Bairro das Pedrinhas, e em seguida o Posto Nordeste, eles fugiram em uma moto modelo Titan de cor preta em direção ao Bairro do Sumaré.
Ao chegarem às proximidades da estação de tratamento do SAAE de Sobral, se depararam com a composição do FTA MOTOS, eles ainda tentaram fugir, mas um dos acusados acabou sendo preso em flagrante delito.

Eles se livraram da arma de fogo bem como do dinheiro roubado dos estabelecimentos comerciais. Adriano em entrevista a nossa reportagem revelou que foi convidado por um amigo de nome João, a meter uma fita (assalto), mas acabou dando tudo errado. Ele foi conduzido para a Delegacia de Policia e autuado por crime de assalto art. 157.


Olivando Alves.

 

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL-CE/ EQUIPE DO RAIO TIRA DE CIRCULAÇÃO UM REVOLVE E UM BANDIDO DAS RUAS 

 

 


A  equipe do raio, como sempre faziam  abordagem nesta madrugada de quarta-feira 29/01 por volta de 00:10 hs  no bairro dom jose (antigo alto novo) na rua Dr. joão alves de melo, quando avistaram um rapaz em atitude suspeita, a equipe  não teve duvidas  foi  ao encontro do individuo para fazer uma abordagem minuciosa.

 Mais quando o mesmo  avistou a policia, correu e adentrou em sua residencia indo para o quintal e subindo em cima do telhado de  sua casa, cabo matos que estava a frente da operação pediu licença a proprietária da casa para adentrar , a composição ao pegar o individuo ele se encontrava com um revolve calibre 38 com 05 munição intacta

 Segundo ele, a arma  era pra se defender de seus desafetos, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia regional de sobral para ser apresentado ao delegado de plantão . composição cabo matos, sd mota, sd lobão,sd t. souza, e sd almeida



portal freelance 24 horas

 

 

 

 

 

 

 









GUARANY DE SOBRAL DERROTA SPORT E FICA A UM PONTO DA CLASSIFICAÇÃO 





O Guarany de Sobral fez o que o rival Sport ainda não conseguiu nesta Copa do Nordeste. O time cearense aproveitou o mando de campo, venceu o jogo contra os rubro-negros pernambucanos por 1 a 0 e foram a oito pontos na tabela de classificação. A liderança está garantida pelo menos até o fim de semana já que o Náutico só pode chegar a sete pontos se vencer o Botafogo-PB no complemento do grupo D nesta quinta. O gol do jogo saiu aos 45 minutos, dos pés de Gugu, e foi muito contestado pelos atletas do Sport. Os jogadores reclamaram impedimento, mas o juiz validou o lance após consultar o assistente da partida.
Na bronca com o árbitro, o técnico Geninho foi questionar a confirmação do gol. O jogo foi até os 51 minutos e ainda contou com a expulsão do volante Ronaldo, do Sport, e com muita reclamação por parte dos pernambucanos. Alguns atletas rubro-negros precisaram ser contidos pela comissão técnica para não partirem para cima do trio de arbitragem.
- Não estão preparados, não dá o apito pra eles. Eles estragam tudo. O bandeira tinha anulado o gol e, por conta da pressão do Guarany, ele resolveu validar - disse o técnico do Sport.


A derrota torna a vida do Sport ainda mais difícil no início da temporada. Nesta quarta, o clube foi punido com a perda de dois mandos de campo. Dentro das quatro linhas, o mau rendimento dos jogadores é responsável por uma participação sem vitórias até aqui na Copa do Nordeste. São dois empates, duas derrotas e apenas dois pontos ganhos. A situação dos pernambucanos só é menos crítica que a do Botafogo-PB, que perdeu quatro pontos no torneio por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
No domingo, o Sport voltará a jogar no Recife, mas em território inimigo. O Leão encara o Náutico, às 18h30m, na Arena Pernambuco, no segundo Clássico dos Clássicos do Ano e precisará da vitória a todo custo se quiser manter as chances de avançar na Copa do Nordeste. O Guarany de Sobral vai a João Pessoa, se não houver mais problemas extracampo, enfrentar o Botafogo-PB também no domingo. A partida será às 16h.
Guarany-CE x Sport (Foto: Elton de Castro)Jogadores do Sport ficaram inconformados com confirmação do gol para o Guarany de Sobral (Foto: Elton de Castro)
Times fazem muito pouco
A pressão que ronda o Sport na Copa do Nordeste fez com que o time entrasse mais ligado na partida que o Guarany de Sobral. Coube ao Leão pernambucano tomar a iniciativa do jogo e aos quatro minutos os rubro-negros já lamentavam uma chance desperdiçada pelo atacante Neto Baiano. O primeiro bom chute dos donos da casa saiu de uma cobrança de falta. Aos 15, o atacante Thiago Furlan chutou forte, a bola desviou na barreira e Magrão precisou pular para impedir o gol.

O chute de Furlan foi um das poucas ações ofensivas do Guarany-CE. Com a marcação adiantada, o Sport quase não deixava o rival sair de seu campo de defesa. Aos 27, a insistência pernambucana quase deu resultado em um chute de Rithely. Ele bateu da entrada da área, o goleiro André Zuba "cochilou" e a bola quase passou por baixo de sua pernas. A partir dos 30 minutos até o final, o desempenho rubro-negro caiu e as jogadas concentradas no meio de campo. Por ser mais insistente, o Sport ainda teve uma última chance aos 45 minutos quando Neto Baiano chutou em cima do goleiro rival.

Gol e confusão

Os minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo tempo parece que não fizeram bem aos jogadores do Sport e do Guarany. Os atletas de ambos os lados voltam a campo cansados e o duelo ficou ainda mais desinteressante que na etapa inicial. As jogadas de ataque morriam na defesa adversária ou pela falta de objetividade dos atacantes. O primeiro lance digno de nota surgiu só aos 19 minutos. Thiago Furlan se livrou da marcação de Oswaldo e chutou colocado de fora da área, mas Magrão livrou o gol com a ponta dos dedos.

A jogada incendiou a torcida do Guarany-CE, mas o time não acompanhou o ritmo das arquibancadas. Na sequência, o Sport foi quem atacou. Aos 22, Igor cobrou falta e André Zuba precisou trabalhar. O revide dos cearenses foi com Zeca em cobrança de falta com a bola passando por cima do gol de Magrão. A melhor chance da partida até então ficou na conta dos pernambucanos. Aos 37, Érico Júnior quase acertou a rede adversária. Aos 45, em um bate-rebate, a bola sobrou para Gugu e ele só teve o trabalho de empurrar para dentro. Os jogadores do Sport reclamaram, mas após um minuto de pequena discussão em campo o juiz consultou o assistente e confirmou a vitória do Guarany. A validação do lance ainda rendeu e o jogo só terminou aos 51 minutos com o trio de arbitragem protegido pela polícia.


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS

SOBRAL-CE/ DUAS PESSOAS SÃO LESIONADAS A BALA NA RUA DA LAMA NO BAIRRO ALTO DA BRASILIA 

 

O fato aconteceu na tarde dessa segunda-feira 27/01 por volta das 17h: 20min na Rua da Lama no Bairro Alto da Brasilia periferia de sobral. Segundo informações de populares os disparos foram efetuado por um elemento que estava em uma moto HONDA BROS, que sem nenhuma discussão efetuou vários disparos, um dos tiros atingiu o pé e ou outro foi atingido na virilha, após a ação delituosa a dupla fugiu tomando rumo ignorado.


Os jovens baleados  foram identificados como sendo Wilson e Ednardo, os mesmos foram socorridos para a santa casa de sobral por duas ambulância do samu.






BLOG SINHÁ SABÓIA




























SOBRAL-CE/ INDIVÍDUO É ABORDADO E TENTA REAGIR CONTRA A POLÍCIA, PORÉM A AÇÃO DA POLÍCIA FOI MAIS RÁPIDA.

 

 

Registramos uma ocorrência na noite desta segunda-feira, segundo informações em uma abordagem feita pela a polícia a um indivíduo, o mesmo na hora da abordagem colocou as mão no seu short como se fosse revidar contra os policiais, porém a polícia foi mais rápida, efetuou um disparo contra o mesmo e logo em seguida encaminhou o indivíduo para o Hospital.


 BLOG SINHÁ SABÓIA





























SOBRAL-CE/ DENÚNCIA/ ALUNOS DO DISTRITO DE BOQUEIRÃO ESTÃO SE PREJUDICANDO POR CONTA DO TRANSPORTE ESCOLAR.

 Nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia de que do distrito de Boqueirão, zona rural de Sobral, dizendo que os alunos estão sendo prejudicando por faltarem as aulas, devido não terem como vim para Sobral devido o transporte escolar.

 No distrito existe dois ônibus um para transportar os alunos que estudão em escolas da prefeitura, já outro para levar alunos que estuda em escolas do estado, o problema não é por não ter ônibus, é por que o motorista segundo informações de populares, não está cumprindo com o seu dever de motorista, relatos contam que as aulas começaram na semana passada e o mesmo já faltou quatro vezes sem dar nenhuma explicação, com isso os alunos estão ficando sem aula e se prejudicando, devido as constantes faltas do motorista .
O nosso repórter Washigton souza foi até a localidade e conversou com vários moradores e eles afirmaram que a notícia é verídica.
Esperamos que essa situação seja resolvida por parte da prefeitura.







Blog Sinhá Sabóia - L.A.
Reportagem de W.S.

 



























SERVIÇO RESERVADO DA POLICIA MILITAR JUNTO COM FTA MOTOS, APREENDEM SETE PESSOAS NA CIDADE DE SOBRAL PELO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS.

 

Na manhã desta segunda feira (27/01/2013), por volta das 11h:00min, os policiais do serviço reservado da Policia Militar, junto com FTA motos estouraram mais uma boca de fumo na cidade de Sobral, mais precisamente na rua Francisquinha Frota, bairro Alto Novo.

 Os policiais realizarão a apreensão de sete pessoas, sendo quatro menores e três maiores e com eles foi encontrado uma certa quantidade de droga, sendo 47 papelotes de maconha e 17 de cocaína, várias armas branca e uma arma  artesanal tipo garruncha, três bicicletas e várias caixas de som.

Todos foram encaminhados para a delegacia Municipal e apresentado ao delegado de plantão.

A policia Militar vem trabalhando forte para combater o tráfico de drogas e armas na cidade de Sobral.

Vale ressaltar que o coronel Sidney é quem estava a frente desta operação.





Blog Sinhá Sabóia - L.A
Reportagem de Á.V



























EM SOBRAL-CE;JOVEM SOFRE ACIDENTE APÓS PERDER O CONTROLE DE MOTO PRÓXIMO AO FÓRUM




Acidente de trânsito é registrado por nossa equipe na noite de ontem 27/01/14 por volta das 23h30m na Av Monsenhor Aloisio Pinto Aproximo ao fórum de Sobral-ce;
Segundas informações repassadas por populares,dão conta de que uma jovem não identificada por nossa equipe caiu ao solo após perder o controle de sua moto,Uma equipe do SAMU foi acionada para o local,onde a mesma recebeu os primeiros socorros dos profissionais da saúde.A vítima foi encaminhada para o hospital santa casa, com apenas escoriações pelo o corpo,a mesma passa bem 





Portal A Desgraça Repórter Robério Lima No Detalhe Da Imagem






sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS

SOBRAL/CE VEREADOR GILMAR BASTOS VAI A CAPITAL CEARENSE PEDIR APOIO AOS GOVERNANTES PARA MELHORA A SEGURANÇA DE NOSSA CIDADE

 

Alguns passos na capital cearense buscando apoio junto ao Governo do Estado e Governo Federal para conseguir a realização de uma grande operação policial de desarmamento em Sobral, reunindo as Polícias Federal, Civil e Militar. A grande quantidade de assaltos, assassinatos e tiroteios por toda cidade está deixando a nossa população completamente apavorada.


 É preciso uma ação rápida e enérgica por parte do Estado. É preciso investigar através do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Federal a origem de tantas armas. Descobrir e prender os traficantes de armas e de drogas que vem abastecendo o sub mundo do crime em Sobral. Protocolei Requerimento neste sentido na Câmara Municipal, solicitando apoio dos Deputados estaduais e federais, dos Senadores, do Governador, do Secretário de Segurança, do Ministro da Justiça, da OAB, do MP e TJ. Parado não podemos ficar diante da gravidade deste problema que acontece na sede, nos bairros e distritos de Sobral. Vamos continuar batendo nas portas das nossas autoridades chamando atenção para a gravidade do problema. Confiamos em Deus para conseguir o nosso objetivo de melhorar a segurança de todos os sobralenses.




Washington Sousa- Blog Sinhá Sabóia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SOBRAL/CE POSTO DE COMBUSTÍVEL É ASSALTADO NOVAMENTE

  Na noite de hoje 23/01 ás 19:40 hs .de que um posto de combustível na Av. Senador Ermírio de Morais, foi assaltado nossa equipe foi até o local e constatou trata-se do posto são francisco, dois elementos cada qual em uma bicicleta chegaram e anunciaram o assalto não se sabe o valor levado, a policia foi acionada fez diligências na área afim de prender a dupla mais ate o fechamento dessa matéria nada sucedido.

Blog Sinhá Sabóia
Reportagem Washington Sousa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VEREADOR KAKA LINHARES  MOSTRA TRABALHO POR JAIBARAS E CONSEGUI JUNTO AO PREFEITO EM EXERCÍCIO MAIS ILUMINAÇÃO PARA O POPULAÇÃO.
 
 
 

 
FACEBOOK KAKA LINHARES



























PREFEITO VEVEU BUSCA SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE GESTÃO PARA SOBRAL

 

Para atrair para Sobral grandes empresas de pesquisa e produção de tecnologia da informação, o Prefeito Veveu esteve em viagem aos Estados Unidos, numa visita técnica ao Vale do Silício, no Estado da Califórnia, acompanhado do Secretário Chefe do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado (CEDE), Alexandre Pereira.

No dia 14 de janeiro, a visita foi ao Microsoft Technology Center (MTC), ocasião na qual foram realizadas quatro reuniões coordenadas e apresentadas pelo Diretor da Microsoft de Soluções para Governo no Brasil, Helberth Soares, e Diretora Mundial da Microsoft em Estratégia para Governo, Traci Corazin.

No encontro foram apresentadas soluções tecnológicas para a área da Segurança Pública, como a solução DAS (Domain Awareness System) da Microsoft, utilizado pela polícia de Nova York. É um grande sistema inteligente de câmeras, sensores e alarmes, capaz de indicar apenas os eventos e ocorrências que configurem suspeitas de acidentes, incidentes, crimes, criminosos ou outras informações. Em Nova York, há 7,5 mil câmeras e 5 mil sensores, que são monitorados por somente 5 policiais. Uma parte interessante da solução é o uso de câmeras externas de terceiros (bancos, escolas, condomínios, etc), que são os parceiros da polícia. Foram demonstradas algumas funcionalidades, que possibilitaram ter a dimensão da solução completa e potencialmente eficaz para Sobral, que possui 20 câmeras de vídeo monitoramento.

Outro tema debatido foi Cidades Inteligentes: a solução da Microsoft é denominada "CityNext", que parte da premissa que até 2020, 70% da população mundial estará morando em cidades (representando 80% do PIB e 80% do consumo de energia). Assim, é uma solução centrada em pessoas e dividida em 8 grandes áreas. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento sócio-econômico em torno da inovação. Um resultado pode ser, por exemplo, criar um "mini Vale do Silício" em Sobral. Na ocasião, foi apresentado um painel ("dashboard") aberto para a população municipal, criando uma plataforma de diversos serviços para o cidadão.

A solução tecnológica “Portal da Transparência” fornece dados abertos ("open data") e disponibiliza serviços do Governo para os cidadãos. O conceito é "informação inspira ação, que por sua vez engaja a comunidade". Pertence ao escopo do CityNext, mas é uma solução de uma empresa parceira da Microsoft, chamada Socrata, que trabalha com mais de 100 governos no mundo. Desta empresa, participaram da reunião a Sra. Pilar Wiencke (Gerente Geral para América Latina) e o Sr. Ian Kelley (que trabalhou no Depto. de Defesa dos EUA). Seu objetivo é redefinir o modo como os governos interagem com seus cidadãos, empresas, etc., a partir do tripé: criar empregos + gerar receitas + prover soluções para os problemas.

A equipe vem ao Brasil em fevereiro e virão visitar Sobral, que tem interesse em aplicar esse sistema na área de saúde. Por ter uma gestão baseada em Orçamento Participativo e estar em fase de implantação do MAPP, Sobral é uma cidade com bom potencial para usar esse tipo de solução e obter resultados concretos.

Para a área da Educação a Microsoft dispõe de diversos produtos usados para apoio à educação e cidadania. Para cada caso, é criada uma solução, de acordo com as necessidades específicas. O objetivo é ajudar educadores e estudantes a atingir seu potencial pleno. A rede pública do Estado do Ceará já participa de algumas iniciativas de capacitação, certificação e premiação da Microsoft. O Município de Sobral comprou recentemente 14 mil netbooks e distribuiu para os alunos da sua rede municipal de ensino. Existe a oportunidade de implantação das soluções da Microsoft para apoio ao uso efetivo dos equipamentos pelos alunos, em prol da qualidade da educação.

(Blog da PMS)



























EGRESSOS DE ENFERMAGEM DO INTA SÃO SELECIONADOS PARA HOSPITAL EM TIANGUÁ

Seis egressos do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA foram aprovados em uma seleção realizada no dia 6 de janeiro no Hospital São Camilo, na cidade de Tianguá. Os ex-alunos concorreram com outros 11 candidatos a sete vagas disponíveis para Enfermeiros. A seleção foi realizada por meio de prova escrita e entrevista.

Foram selecionados: Francisca Lidiane de Aguiar Costa, Bruno da Costa Macário, Maria Ana de Araújo Nascimento David, Francisco Sergio Ponte Aragão, Lumena Cristina Paiva da Cunha e Joyce Maria Portela de Brito.

Autorizado pela Portaria Nº 34, de 16 de janeiro de 2008, o Curso de Enfermagem das Faculdades INTA tem mais de 700 acadêmicos matriculados atualmente e já formou, desde 2013, mais de 200 novos profissionais.


SOBRAL DE PRIMA





































CONCURSO: SAIU EDITAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa Econômica Federal – CEF, instituição financeira sob a forma de empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Fazenda, divulgou nesta quinta-feira, 23 de janeiro de 2014, o edital de abertura de seu concurso público para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Técnico bancário novo.Para carreira profissional há ainda vagas para os cargos de Engenheiro e Médico do Trabalho.
As vagas estão distribuídas nas seguintes localidades: 26 estados e DF.
Remuneração/jornada de trabalho
Técnico Bancário: os profissionais aprovados farão jus à remuneração inicial: é de R$2.865,04, sendo R$2.025 de vencimento-base, R$472,12 de auxílio alimentação/refeição e R$367,92 de cesta-alimentação. Para uma jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Engenheiro: os profissionais aprovados farão jus à remuneração inicial de R$ 8.041,00 mais benefícios.Para uma jornada de 8 horas diárias e 40 semanais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SOBRAL GANHA DELEGADO LINHA DURA

José Fernandes Vieira Júnior, é o novo Delegado Regional de Sobral. Dr. Júnior, como é conhecido, também é professor universitário, e chega para comandar Regional da maior cidade da Zona Norte, trazendo em seu currículo o trabalho "linha dura" realizado recentemente em Massapê, onde tirou de circulação vários traficantes, otimizando o trabalho da segurança pública. Sobral agradece pela aquisição.
 
SOBRAL DE PRIMA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Juízes dão ganho de causa a trabalhadores no caso do FGTS

 


Após vencer em cerca de 16 mil decisões, a Caixa Econômica Federal sofreu, neste mês, as primeiras cinco derrotas no caso das ações que pedem a troca da Taxa Referencial (TR) como índice de correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O banco informou ontem que até o momento foram ajuizadas 29.350 ações desse tipo.
Entenda o caso
Desde 1999, o saldo do FGTS está sendo corrigido pela TR. A taxa está abaixa da inflação, que corrói o valor real dos recursos depositados no Fundo de Garantia. As ações na Justiça têm como objetivo repor as perdas acumuladas desde então.

Em Foz do Iguaçu (PR), as sentenças favoráveis foram em benefício dos cotistas em quatro casos individuais. No caso de Pouso Alegre (MG), os processos tramitaram nos Juizados Especiais Federais (JEF), usados em causas de até 60 salários mínimos.
O juiz federal substituto de Foz do Iguaçu (PR), Diego Viegas Veras, é o autor das primeiras ações favoráveis a trabalhadores que entraram na Justiça para pedir a correção do FGTS. Ele condenou a Caixa a trocar a TR pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), de janeiro de 1999 até o dia em que o saldo seja sacado pelo trabalhador. O juiz de Minas Gerais determinou que o saldo fosse corrigido pelo Índice Nacional Preços ao Consumidor (INPC).

“Estas sentenças favoráveis ao trabalhador, acenderam o barril de pólvora”, diz o presidente do Instituto FGTS Fácil, Mário Avelino.