terça-feira, 19 de março de 2013

CURIOSIDADES DO BRASIL E NO MUNDO

Enem 2012: hino do Palmeiras garante 500 pontos à redação




Em redação que recebeu nota 500, candidato escreve o hino do Palmeiras em dois dos quatro parágrafos
Foto: Reprodução 
RIO - Vale tudo na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), até declarar o amor pelo time de futebol. Foi o que fez um candidato na última edição da prova ao escrever o hino do Palmeiras em seu texto. Apesar de dedicar dois dos quatro parágrafos à canção, o estudante tirou 500 pontos num total de 1000. O aluno até aborda o tema “Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI”, mas nos parágrafos de desenvolvimento se dedica à paixão por seu clube.

O GLOBO
























Jovem é condenado à prisão perpétua por ataque à escola em Ohio

Aos 17 anos, ele matou três estudantes em escola de Cleveland, em 2012.
Durante julgamento, réu fez gesto obsceno a familiares de vítimas.


O réu T.J. Lane faz gesto obsceno a familiares das vítimas dos ataques em Ohio, durante seu julgamento por três mortes em ataque à escola Chardon (Foto: The News-Herald, Duncan Scott, Pool/AP)




O jovem T.J. Lane, de 18 anos, foi condenado à prisão perpétua sem possibilidade de condicional por matar três estudantes em um ataque a uma escola de ensino médio numa pequena cidade a leste de Cleveland, Ohio. Segundo o juiz, o réu não sente remorso pelos crimes, ocorridos em fevereiro do ano passado.
O adolescente, que também feriu outros três estudantes no ataque na cafeteria da escola, usou uma camiseta com a palavra "killer" (assassino) durante o anúncio da sentença.
Lane sentou-se encarando os familiares das pessoas contra as quais ele disparou e fez uma breve declaração ofensiva. Ele então fez um gesto obsceno aos familiares das vítimas antes de o juiz David Fuhry, do condado de Geauga, pronunciar a sentença.
O adolescente declarou-se culpado de todas as acusações que pesavam contra ele no dia 26 de fevereiro, um dia antes do aniversário de um ano do ataque na Chardon High School. Ele foi indiciado como um adulto, mas como tinha 17 anos à época do ataque, não podia ser condenado à morte.
O juiz Fuhry disse que as análises da Corte mostraram que Lane inventou uma doença mental e, em vez disso, era um estudante brilhante que se formaria antes do previsto no ensino médio. Segundo o juiz, também mostraram que ele planejou o ataque por um longo período e então o executou.
Lane matou Demetrius Hewlin, de 16 anos; Russell King Jr., de 17; e Daniel Parmertor, também de 16. Uma das três feridas por ele ficou paralisada da cintura para baixo.
Promotores disseram que Lane foi levado sob custódia pouco depois do ataque e rapidamente confessou ter disparado com uma pistola calibre 22 contra os estudantes.
T. J. Lane desabotoa a camisa e exibe a palavra 'assassino' escrita em sua camiseta (Foto: Reuters/Duncan Scott/The News-Herald)T. J. Lane desabotoa a camisa e exibe a palavra 'assassino' escrita em sua camiseta (Foto: Reuters/Duncan Scott/The News-Herald)
"Esse réu nunca mostrou nenhum remorso e suas ações hoje só confirmaram o que já sabíamos há tempos", disse o promotor James Flaiz.
O ataque de Lane foi um em uma série de ataques com armas de fogo nos Estados Unidos no ano passado, que incluíram um tiroteio em uma escola de ensino fundamental de Connecticut que deixou 26 mortos, entre eles 20 crianças.
Este massacre, na cidade de Newton, gerou comoção nacional e pedidos para que o presidente dos EUA, Barack Obama, proíba armas de assalto militares e restrinja a capacidade dos cartuchos de munição.
T. J. Lane, em dois momentos durante o julgamento (Foto: AP/Duncan Scott/The News-Herald)
T. J. Lane, em dois momentos durante o julgamento (Foto: AP/Duncan Scott/The News-Herald)

G1.COM









PEC das Domésticas é aprovada em primeiro turno no Senado

Senadores ainda precisam apreciar texto em segundo turno de votação.
Proposta amplia direitos trabalhistas de trabalhadores domésticos

A ministra Eleonora Menicucci comemora aprovação da PEC ao lado da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) (Foto: Felipe Néri/G1)

O Senado aprovou nesta terça-feira (19), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que amplia direitos dos trabalhadores domésticos. O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos senadores. A votação está marcada para a próxima terça (26); depois disso, vai à promulgação pelo Congresso Nacional.

No fim da tarde, líderes dos partidos informaram que a PEC não seria votada esta semana, ao contrário do que havia sido informado inicialmente pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No entanto, em plenário, Renan sugeriu que o primeiro turno da votação fosse realizado no mesmo dia.

Arte PEC das Domésticas direitos (Foto: Arte G1)

O texto aprovado garante 16 direitos trabalhistas de babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residência, que já são assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais (veja na tabela ao lado).

Os profissionais passarão, por exemplo,  a ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas extras. Também fica garantido o direito ao recebimento de salário não inferior ao mínimo.

De acordo com a relatora do projeto na CCJ, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), dados da Federação Nacional dos Empregados domésticos apontam que 94% dos 9,1 milhões de trabalhadores do setor são mulheres. 84% desse total são negros.

Regulamentação
Alguns dos principais itens da proposta ainda vão precisar de regulamentação. Entre eles, estão o FGTS, a proteção contra demissão sem justa-causa, o seguro-desemprego e a assistência gratuita de creche para filhos de empregados de até cinco anos.

O texto aprovado pela Câmara incluía a licença-maternidade de 120 dias entre os itens que deveriam ser regulamentados. No entanto, uma alteração na redação foi incluída na CCJ do Senado com base em emenda apresentada pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e a licença passa a valer automaticamente assim que a lei for promulgada.

 

G1.COM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Papa liga para amigo jornaleiro: ‘Será mais difícil que voltemos a nos ver’

 



O jornaleiro Luis Del Regno na banca onde o Papa comprava jornal diariamente
Foto: La Nácion/Guadalupe Aizaga


O jornaleiro Luis Del Regno na banca onde o Papa comprava jornal diariamente La Nácion/Guadalupe Aizaga
BUENOS AIRES - Na segunda-feira às 13:15 o telefone tocou na banca que fica perto da esquina da Rua Bolivar com a Avenida Hipólito Yrigoyen, em frente à Praça de Maio. O homem que estava no comando, o filho do dono, atendeu e percebeu que era uma voz familiar.
- Olá, Daniel, quem fala é o cardeal Jorge - disse ele.
- Fala, Mariano, pare de idiotice - ele respondeu, pensando que era um amigo que sabia que o Papa Francisco, quando era arcebispo de Buenos Aires, comprava o jornal ali.
- Sério, eu sou Jorge Bergoglio, e estou ligando de Roma - respondeu do outro lado da linha.
E Daniel Del Regno explodiu em lágrimas.
- Eu entrei em choque, comecei a chorar, sem saber o que dizer - contou. - Ele me agradeceu pelo tempo que entregamos o jornal e me enviou uma saudação à família.
Luis Del Regno e Daniel, pai e filho, são, desde 1997, proprietários da banca que fica no número 478 da Avenida Hipólito Yriogoyen. Até que Jorge Bergoglio viajasse a Roma para o conclave e fosse eleito sucessor de Bento XVI, os jornais saíam da banca dos Del Degno de segunda a sábado e chegavam às 5h30m, na Avenida Rivadavia, 41, onde morava o Bergoglio.
- No domingo, às 5h30m, ele passava pela banca, comprava o “La Nación”, conversava por uns dez minutos e pegava o ônibus 28 para ir para Lugano dar mate cozido aos meninos e às pessoas doentes - disse. - Eu posso contar milhares de histórias. Por exemplo, ele levava o “La Nación” num plástico, para que o jornal não perdesse as folhas se chovesse ou ventasse. E no final do mês trazia os 30 exemplares que comprou.
Luis reconheceu que fica “arrepiado” quando se lembra de que aquele homem simples agora é o Papa.
- Em junho, no batizado do meu neto, foi uma emoção impressionante. E, ontem (segunda-feira), ele ligou para meu filho no quiosque, de Roma, para dizer ‘Olá’ e avisar que não precisava mais levar o jornal diariamente porque ele não estaria mais lá. É algo inesquecível na minha vida: eu sei o que ele é, um cara único.
Seu filho Daniel disse, animado, sobre a conversa com o Papa.
- Falamos sobre um detalhe que aconteceu há um mês, quando ele saiu, nós sabíamos que para viajar. As palavras que eu disse foram: 'George, você vai pegar o bastão? E ele respondeu: ‘Isso é uma batata quente, vejo você em 20 dias, continue levando o jornal’. Bem, depois.... é história já conhecida.
- Eu disse para ele se cuidar, que ia sentir sua falta e mandei um beijo grande. E perguntei se havia alguma chance de vê-lo novamente, algum dia. Ele disse que, em algum tempo a partir de agora, vai ser muito difícil, mas que estaria sempre presente.
Finalmente, Francisco pediu a Daniel que orasse por ele

G1.COM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolas particulares do Rio são multadas por alimentos vencidos nas cantinas

 

Fiscais do Procon fiscalizam cantinas de escolas particulares no Rio

Uma operação chamada “Hora do Recreio”, promovida por fiscais do Procon do Estado do Rio, flagrou a venda e a utilização de alimentos vencidos nas cantinas de algumas escolas.
Durante a ação, diversas cantinas de escolas particulares das zonas Sul, Norte e Oeste da cidade foram multadas por armazenarem produtos fora do prazo de validade ou sem informação.
Segundo o Procon, o caso mais grave foi encontrado na Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ). Lá, os fiscais encontraram queijo minas, queijo prato, presunto e cerca de 30 pacotes de biscoitos fora do prazo de validade. O colégio foi multado em 2 mil Ufirs, o que equivale a aproximadamente R$ 4.800.
Nos colégios Pio XII, em Vila Kosmos, Baronesa da Taquara e Centro de Educação da Barra foram encontrados vários produtos vencidos, como 18 litros de xarope de guaraná natural, dois litros de Coca-Cola Zero, um pote de maionese, biscoitos e amendoins.
Outros dois colégios - o Santo Agostinho (nas unidades Barra da Tijuca e Leblon) e o Centro Educacional Sarah Dawsey (Leblon) - foram multados por armazenarem produtos sem nenhum tipo de especificação.
- Encontrar queijos, presuntos e quase 30 pacotes de biscoitos vencidos dentro da cantina de uma das escolas mais caras do estado do Rio é um absurdo; um desrespeito à população. Realmente, preço caro não é garantia de bom serviço - afirmou a secretária estadual de Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.
Em nota, a Escola Americana disse que "sempre escolheu com rigor os seus fornecedores, bem como segue regras especiais para a manipulação e conservação dos alimentos. A direção informa que sua equipe já foi orientada a adequar os procedimentos de identificação dos alimentos conforme determina o Procon.
Veja, na íntegra, o posicionamento da escola:
"Nesta terça-feira, 19 de março de 2013, a unidade Gávea da Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ) recebeu a visita de representantes do Procon que investigam a qualidade dos alimentos oferecidos por diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro.
De imediato, a equipe do órgão foi recebida e foram prestados todos os esclarecimentos necessários, bem como liberado o acesso às instalações da escola. Na visita, a instituição foi orientada a fazer a identificação de alguns alimentos, que apesar de se encontrarem em prazo de validade adequado, não possuíam o registro de data de abertura em suas embalagens.
Além disso, o órgão alertou para algumas embalagens de biscoito cujo prazo de validade havia vencido neste final de semana.
É importante ressaltar que a escola sempre escolheu com rigor os seus fornecedores, bem como segue regras especiais para a manipulação e conservação dos alimentos. A direção informa que sua equipe já foi orientada a adequar os procedimentos de identificação dos alimentos conforme determina o Procon."
EXTRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crocodilo gigante de 4,5 metros de comprimento é capturado na Austrália


Crocodilo gigante de 4,5 metros capturado na Austrália mal cabia na caminhote 
Um crocodilo gigante, de 4,5 metros de comprimento, foi capturado e baleado pela polícia da pequena vila de Palumpa, na Austrália. Segundo moradores do local, o animal vivia à espreita na Reserva do Rio Daly há cerca de dois anos, ameaçando crianças que tentavam atravessar um ponte para ir à escola.
O guarda-florestal Tommy Nichols contou que a polícia armou uma armadilha e atirou no crocodilo gigante nos arredores do rio. O animal é o segundo exemplar com mais de quatro metros capturado em Palumpa em apenas uma semana.
- Nós tivemos um relato que havia um grande crocodilo ameaçando crianças - disse Nichols, confirmando as denúncias dos moradores da vila australiana.
O outro crocodilo foi capturado após relatos de que ele tinha atacado um cavalo.

As informações são do site ABC News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário